segunda-feira, 14 de abril de 2008

A importância do pequeno-almoço


O pequeno-almoço é das refeições mais importantes do dia, principalmente para as crianças em idade escolar, pois prepara-os em termos nutricionais para o novo dia que vem.
Tendo em conta a hora da última refeição de um dia (a do jantar) e a primeira refeição do outro dia, notamos que há um intervalo muito grande de horas em jejum e o nosso organismo necessita dos nutrientes e de energia que só se obtêm com uma boa refeição.
Ao saltarmos esta refeição tão importante, estamos a prolongar ainda mais o jejum e consequentemente há uma diminuição gradual dos níveis sanguíneos de insulina – substância segregada no pâncreas e que está relacionada com a regulação do açúcar - e de glicose, entre outras alterações metabólicas, às quais o corpo responde com um aumento dos sintomas de fadiga, afectando a atenção e a memória. Conduz, também, a um a enorme aumento de apetite para a refeição a seguir o que poderá levar as pessoas a comer em excesso.
Para além disso, um organismo em jejum recorre às reservas energéticas, ao Glicogénio do fígado (HCO), aos lípidos armazenados e finalmente aos prótidos, enfraquecendo, assim, os músculos, alguns órgãos, bem como algumas funções, podendo mesmo diminuir a resposta imunitária.
Sendo assim, se esta situação (não tomar o pequeno almoço) ocorrer frequentemente pode induzir efeitos negativos no organismo, reflectindo-se, por exemplo, no rendimento escolar de uma criança ou adolescente.
Verdade! Como já demonstrámos em cima, a omissão do pequeno-almoço influencia a função cognitiva (relativa ao conhecimento) interferindo com a capacidade de aprendizagem da criança, gerando cansaço, moleza, irritabilidade e desconcentração.
De facto, a realidade é que muitas crianças não tomam o pequeno-almoço ou se o tomam não o fazem de uma forma correcta.
Já no bar da escola, durante o lanche da manhã, o que mais atrai os jovens são os bolos, as bolachas e os chocolates que contêm os chamados açúcares simples. Estes são absorvidos muito depressa pela corrente sanguínea, provocando um desequilíbrio químico que afecta, novamente, a memória e a concentração dos jovens.
Mas afinal o que devemos comer ao início do dia?
O pequeno-almoço ideal deverá ser completo, equilibrado e variado, para isso a seguir indicamos algumas sugestões para a confecção de uma boa refeição. Produtos que devemos ingerir:

.Leite e seus derivados (iogurte, queijo...), por fornecerem cálcio e proteínas valiosas que permitem construir, manter e renovar os tecidos;
.Pão de mistura (quanto mais escuro melhor) e cereais integrais, uma vez que fornecem energia de forma constante, devido aos hidratos de carbono complexos que os constituem;
.Fruta, por conter vitaminas e minerais necessários para nos proteger das doenças e manter o corpo em equilíbrio


Outras Sugestões
.Para quem tem dificuldade em tomar o pequeno-almoço ou beber leite, aqui ficam algumas sugestões:
.Varia sabores de leite (chocolate, morango, baunilha...) ou experimenta fazer batidos com diferentes frutas.
.Se não tens fome logo que acordas, prepara um pequeno-almoço saboroso para comer assim que sintas fome. Algumas ideias: pacotinhos de leite, um iogurte com cereais, uma sanduíche bem recheada...

Sem comentários: