Todos nós precisamos de uma alimentação que nos forneça uma certa quantidade de gorduras (lípidos). Isto porque, servem de reserva energética, funcionando como combustível quando os glícidos já tenham sido esgotados.
Têm também uma função plástica e reguladora, sendo indispensáveis, por exemplo, para a formação das células como componentes estruturais das membranas celulares, para a formação de hormonas, bílis e certas partes do sistema nervoso. Desempenham também um papel importante no transporte e absorção de vitaminas lipossoluveis (A, D, E e K).
Os lípidos actuam como revestimento protector que rodeia certos órgãos vitais como o coração, o fígado e os rins. A gordura armazenada sobre a pele ajuda o corpo a proteger-se do frio e evitar perdas de calor.
Consoante a sua composição química, os lípidos são classificados em três grupos: triglicerídeos, fosfolípidos, e colesterol. As gorduras do grupo triglicerídeos fazem parte da maioria das gorduras da nossa alimentação. Os triglicerídeos são constituídos por moléculas de ácidos gordos e glicerol.
Um ácido gordo diz-se saturado se as ligações entre os átomos estão todas ocupadas. Por outro lado, são monoinsaturados se uma ligação estiver livre ou polinsaturados se várias ligações estiverem livres, designando-se por gorduras insaturadas.
As gorduras insaturadas encontram-se principalmente nos alimentos de origem vegetal (óleos de girassol, azeite, milho, soja, amendoins, nozes, amêndoas…), mas também no peixe, na carne de porco e galinha.
Estas têm um efeito benéfico sobre as paredes das artérias, prevenindo as doenças cardiovasculares.
Um exemplo de gordura insaturada é o ácido gordo omega3. Os ácidos gordos omega3 que se encontram sobretudo nos peixes gordos e no reino vegetal, têm um efeito protector das doenças cardiovasculares pela elevação do colesterol HDL (bom colesterol), diminuição da tendência para tromboses e diminuição da pressão arterial.
Por outro lado, existem as gorduras saturadas que são prejudiciais para a saúde. O excesso destas gorduras na alimentação aumenta o risco de doenças cardiovasculares, pois elas influenciam negativamente os níveis de colesterol no sangue (aumentam o colesterol total e o LDL, o “mau colesterol”, e diminuem o HDL, o “ bom colesterol”) e desenvolvem também placas de aterosclerose.
Estas gorduras encontram-se nas carnes em especial as gordas, nos enchidos e derivados, nos
Produtos lácteos (manteiga, natas, queijo, leite), na banha de porco, no óleo de coco e de palma, nas bolachas, bolos embalados, snacks, refeições prontas a consumir…
Sem comentários:
Enviar um comentário