segunda-feira, 21 de abril de 2008

O peixe

Para uma boa alimentação é recomendável comer peixe pelo menos duas vezes por semana. Por isso o peixe constitui um dos elementos mais importantes para uma alimentação saudável.
Além de saboroso, o peixe é muito nutritivo e deveria estar sempre presente na nossa alimentação.
O peixe é uma fonte muito importante de proteínas com valor nutritivo ligeiramente superior às carnes vermelhas, de minerais, entre eles o cálcio, o fósforo, o iodo, o cobalto, o sódio, o potássio, o magnésio, o ferro, o selénio e o manganês, e ainda fonte muito importante de vitaminas A, D e B, vitaminas hidrossolúveis (solúvel em água) como a niacina (presente nas reacções químicas de libertação de energia no nosso corpo), ácido pantotênico (essencial no metabolismo de proteínas) e hidratos de carbono.
Em geral, os peixes possuem menos gordura que a maioria das carnes bovinas e suínas. A percentagem de lípidos (gorduras) na maioria dos peixes encontram-se no intervalo de 0,2 a 23,7%.


Peixe magro - peixe de carne clara
Bacalhau, Badejo, Carapau, Carpa, Corvina, Dourada, Garoupa, Linguado, Peixe-espada, Pescada, Pregado, Robalo, Salmonete, Tainha, Tamboril e Truta.


Peixe gordos peixes de carne escura
Anchova, Arenque, Atum, Cavala, Cherne, Enguia, Espadarte, Lampreia, Moréia, Salmão, Sarda, Sardinha e Sável.

O tipo de gordura predominante nos peixes é poliinsaturada, que contém uma alta proporção de gordura insaturada. Dentro das “famílias” de gordura insaturada destaca-se o ómega 3 que é um tipo de gordura bastante benéfica à nossa saúde. O ómega 3 está presente em maior quantidade nos peixes de águas salgadas e frias, como o atum, o arenque, o bacalhau, a sardinha e o salmão. Os de águas doces, também apresentam ómega 3, mas em quantidade muito inferior quando comparados aos primeiros.

O consumo de peixe impede o desenvolvimento de condições crónicas que debilitam a saúde. O peixe reduz o risco de contrair doenças cardiovasculares, como a hipertensão, o colesterol e os triglicéridos, previne a formação de coágulos no sangue, protegendo contra trombose, ajuda nas inflamações, no desenvolvimento cerebral e na regeneração das células nervosas. Ainda pode ajudar no tratamento de depressão, ansiedade, problemas de sono, pressão alta, alívio das dores causadas pela artrite reumatóide, na protecção da pele contra os raios ultravioletas, diminui o risco de desenvolvimento de Alzheimer, protege o risco de anemia e ainda o risco de enfarte isquémico. As proteínas de que o peixe é constituído são de alta digestibilidade, favorecendo a digestão.


Por todos os benefícios mencionados é um excelente alimento para o desenvolvimento escolar de crianças e adolescentes não podendo faltar na alimentação dos idosos.

Sem comentários: