sexta-feira, 7 de março de 2008

Estás a fazer dieta? Lê com atenção...

O verão aproxima-se…
Chegar a esta estação do ano com uma silhueta invejável torna-se o ideal de muitas pessoas…
Contudo, devemos desconfiar de todos os tipos de dietas complexas demasiado restritivas ou que proporcionem um emagrecimento rápido, pois impedem a ingestão de muitos alimentos essenciais à saúde, para além de os quilos perdidos serem recuperados, geralmente, num ápice.
Para obter essa silhueta tão desejada, deve-se sobretudo praticar exercício físico aeróbio (correr, andar de bicicleta…) pelo menos três vezes por semana e “obedecer” a um Plano Alimentar, hipocalórico, que forneça menos calorias do que aquelas que precisamos diariamente contribuindo desta forma para emagrecer, sem prejudicar o organismo e aumentando a probabilidade de manter o peso desejado.
Para isso a energia deve advir:
.15% das proteínas;
.55% dos hidratos de carbono;
.30% das gorduras.


Perante estes dados deve-se ter em conta que é essencial ter a percentagem de massa gorda dentro de valores aconselháveis, estando definidos na seguinte tabela.



O abastecimento de energia deve ser feito de forma regular e frequente em função das necessidades. Caso o abastecimento de energia seja superior aos gastos, tendemos a engordar.

Outro aspecto muito importante para emagrecer ao contrário do que se pensa, é fazermos as três refeições principais (pequeno-almoço, almoço e jantar) e mais duas ou três refeições intermédias, devendo estas ser ligeiras, com alimentos de baixo valor calórico e em pequenas quantidades.
Estas refeições intermédias são fundamentais, pois evitam os períodos de jejum prolongado nos quais o organismo acaba por utilizar as reservas de proteínas havendo uma perda de massa muscular e provocando uma “fome devoradora” aquando da próxima refeição. Assim iremos comer muito mais do que necessitamos e não atingiremos a forma desejada.
É recomendável não passar mais de 3 horas e 30 minutos sem comer.
Relativamente ao jantar, é desejável que seja um pouco menos abundante que o almoço (principalmente se após o jantar o exercício for quase nulo).

Diariamente deve-se:
.Ingerir pelo menos 2 litros de água ou outras bebidas não calóricas (chá/limonada);
.Consumir 3 peças de fruta, de preferência cruas e com casca.


As seguintes dicas têm em vista o emagrecimento e incluem a selecção de determinados alimentos e algumas substituições dos mesmos.

PEQUENO-ALMOÇO
.Diminuir a quantidade de cereais, dando lugar à fruta;
.Evitar cereais açucarados.

ALMOÇO / JANTAR
.Iniciar com sopa ou salada (temperada com azeite, limão, vinagre e pouco sal);
.O prato principal (caso haja), deverá incluir legumes ou hortaliças, quantidades suficientes de alimentos ricos em hidratos de carbono (batata, arroz, massa, pão, grão, feijão), carne ou peixe;
.Evitar fritos tradicionais, assados no forno com gordura e/ou com molhos gordos (por exemplo, maionese) devendo ser privilegiados os estufados e guisados com menos gordura, ensopados, jardineiras, grelhados, cozidos, caldeiradas ;
.A sobremesa deve incluir fruta da época.

Caso haja uma vontade incontornável de comer doces, de preferência deve-se recorrer aos caseiros e devendo ser ingeridos APÓS as refeições e nunca nos intervalos nem de estômago vazio.

O acto de comer também requer regras, nomeadamente:
.Não se distrair com outras actividades (leitura, televisão…);
.Mastigar demoradamente para auxiliar a digestão e para que o cérebro perceba quando já está saciado.

Se fazes questão de saudar o verão com elegância, nada melhor do que seguir estas dicas…
Vais ver que valerá a pena…

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bom este artigo. O seu conselho é muito bom mesmo, vou tentar fazer uma dieta mais saudavel