terça-feira, 29 de janeiro de 2008

A importância da análise dos rótulos dos produtos alimentares

O rótulo das embalagens funciona cada vez mais como o bilhete de identidade do produto embalado. Este fornece ao consumidor informações detalhadas que lhe permitem fazer a escolha mais acertada dos produtos alimentares que vai consumir.
A clareza e a veracidade dos rótulos têm uma nítida importância para a saúde. Por exemplo, há pessoas que sofrem de alergias e hipersensibilidades a certos alimentos, devendo, assim, os rótulos dos produtos alimentares possuírem a composição do alimento, da sua durabilidade, da quantidade, do fabricante, da origem e das condições de conservação, utilização e modo de emprego.

Dicas para uma boa leitura dos rótulos:
- Os ingredientes de cada produto são listados por ordem decrescente, em relação ao seu peso. Todos os seus componentes, incluindo água e aditivos, devem ser mencionados.
- Deve verificar-se sempre a data de validade dos produtos para evitar consumir produtos já estragados;
- Os produtos alimentares que contêm ingredientes ou derivados que possam provocar alergias, devem conter indicações nos seus rótulos;
- Os contactos do fabricante, embalador ou vendedor devem estar mencionados de forma clara no rótulo, para que os consumidores tenham a possibilidade de apresentar queixa ou de requerer mais informações acerca do produto;
- Deve-se verificar as condições essenciais de conservação, utilização e modo de emprego referidos no rótulo dos produtos alimentares;
- Os rótulos nutricionais fornecem informação acerca da quantidade de energia, proteínas, hidratos de carbono, gordura, fibra, sódio, vitaminas e minerais que constituem o alimento. A informação acerca das vitaminas e minerais é apresentada como uma percentagem da Dose Diária Recomendada (DDR) e a informação acerca da energia do produto deve ser apresentada como kilocalorias (kcal) ou kilojoules (kj). Actualmente, na UE não é obrigatório colocar este tipo de rótulos.


O significado por detrás dos rótulos


“Biológico”. Para que os alimentos possam ser considerados de agricultura biológica têm que ser produzidos segundo regras estabelecidas na EU acerca do modo de produção biológica. Existe um rótulo próprio para identificar os alimentos da agricultura biológica.
“Fresco” e “Natural”. Visto não existir nenhuma legislação legal acerca do significado “fresco” e “natural” estes conceitos são, por vezes, utilizados indevidamente pelos produtores, induzindo os consumidores em erro.
“Light” ou “lite”. Estes conceitos também não estão definidos por lei e embora estes alimentos tenham menos calorias (e alguns, menos gordura) não te fazem emagrecer.
“Sem adição de açúcar”. Significa que não foi adicionado açúcar ao produto. No entanto, não quer dizer que o produto não seja naturalmente doce, ou que tenham sido adicionados edulcorantes (aditivo).

Rótulos Ecológicos - O que significam?
O Eco-Rótulo foi criado com vista a ajudar os consumidores a identificarem os produtos que menos prejudicam o ambiente, desde a sua produção até ao seu consumo. Tem como objectivo encorajar uma produção e consumos sustentáveis.
Texto elaborado com fonte na Agenda Europa 2005/2006

Sem comentários: