domingo, 1 de junho de 2008

Métodos naturais contra depressão

Insónias, fadiga, dificuldade de concentração e ansiedade são sintomas cada vezes mais frequentes nos países industrializados. O ritmo de vida acelerado leva a que as pessoas entrem num estado de angústia que, por sua vez, lhes provoca uma inexplicável tristeza que acaba, numa inevitável, depressão. O seu tratamento pode ser relativamente simples, quando aplicados os conhecimentos certos.
A cultura popular possui métodos naturais, que embora não ajam tão rapidamente como os métodos químicos, conseguem resultados surpreendentes e sem arrastar consequências e efeitos secundários, como a falta de memória e a diminuição da vigilância que advêm dos medicamentos da medicina tradicional. A cura pode estar à distância de uma simples garfada, de um chá ou apenas de uma infusão.

Remédios caseiros:
Valeriana – calmante natural e extremamente eficaz, com ligeiro efeito ansiólico.

Erva-cidreira – um chá desta planta ajuda a ultrapassar perturbações do sistema nervoso, angústia e tristeza, pois possui propriedades calmantes.

Banana – o potássio contido deste fruto diminui o stress, normaliza os batimentos cardíacos e ainda ajuda a manter-se alerta.

Coentro – mistura nos cozinhados, esta erva ajuda a combater a ansiedade e de tensão nervosa.

Ginseng – rico em alumínio, cálcio, estrôncio, fósforo, magnésio, manganês, potássio, sódio e vitaminas, o ginseng repõe as forças perdidas, físicas e mentais.

Alecrim – óptimo estimulante natural em casos de cansaço e de exaustão física e mental. É um excelente calmante para as pessoas nervosas.

Debelar o mal pela raiz
Problemas de concentração:
a carência de tiamina prejudica a capacidade do cérebro de usar glicose, diminuindo assim a energia disponível para a actividade cerebral. O chocolate é o alimento com maior impacto, quando precisamos de estímulo cerebral, pois liberta endomorfina no cérebro.
Sonolência: pode ser provocada por maus hábitos alimentares. Tome um bom pequeno-almoço e abuse no sumo de laranja. Este fruto é uma fonte de vitaminas e selénio, que possui propriedades antioxidantes.
Ansiedade: As carnes vermelhas consumidas em excesso provocam um estado de ansiedade e mesmo perda de controlo. Para combater este processo, coma fruta e legumes frescos.

Sem comentários: