quinta-feira, 22 de maio de 2008

Participação na III Feira Vocacional

Sabia(s) que a alface tem vitamina C?” Este foi o slogan proferido pelas Alunas do “alimentarte” para chamar a atenção das pessoas que visitavam a III Feira Vocacional e de Emprego.

Num pequeno espacinho montámos algumas experiências feitas com alimentos, onde se podia detectar a presença de vitamina C, de lípidos e de amido em alguns alimentos. Ali podiam ver-se as diferenças entre a massa feita com farinha de trigo e a massa feita com farinha de milho, e muito, muito mais…

A viagem pelo mundo das experiências com alimentos, começava quando, depois de um - “Sabia(s) que a alface tem vitamina C?”, o visitante prestasse atenção ao nosso desafio…De imediato fazíamos a comparação entre um tubo de ensaio com “sumo” de alface esmagada e outro que continha miolo de pão. Tal comparação, permitia aos visitantes observar que, com a adição de 2 gotas de indofenol na solução com miolo de pão, esta adquiria uma cor escura, enquanto que no tubo que continha o sumo de alface a adição de indofenol não alterava a cor pois o indofenol perdia a coloração (inicialmente é violeta muito escuro), o que permitiu demonstrar a presença de vitamina C na alface.
O mesmo acontecia com o tomate e com a maçã.

Outro aspecto fulcral que pretendíamos evidenciar era a presença de lípidos/gorduras nos alimentos. Em pedaços de batata, de bolo de arroz e de nozes moídas, foram colocadas algumas gotas de Sudão III. Observou-se uma tonalidade vermelha mais acentuada no bolo de arroz e nas nozes, o que significa que estes alimentos são ricos em gorduras. Contudo há uma pequena diferença: a gordura presente nas nozes é vegetal e por isso uma gordura benéfica para a saúde.

Esta demonstração tinha como objectivo alertar as pessoas para o facto de muitos bolos que não parecem ter gorduras (como por exemplo o bolo de arroz) estarem repletos de gorduras que tradicionalmente são de origem animal e como tal têm de ser consumidas com uma muito maior moderação.

Continuando a viagem pelo mundo das experiências com alimentos, os visitantes podiam ainda observar a presença de amido em certos alimentos, tais como a batata e o pão.

Foi dada a oportunidade de colocarem as gotas soluto de lugol sobre os alimentos e ver o resultado. O espanto era visível ao verificarem que, quando uma gota de lugol caía no pão, se formava imediatamente uma mancha escura (um tom quase preto), isto porque o pão contém amido.

Também se encontrava em exposição, uma comparação entre a massa feita com farinha de trigo e a massa feita com farinha de milho, onde se podiam notar as diferenças estruturais de cada uma. A massa feita com farinha de milho não apresentava elasticidade suficiente para manter o gás libertado durante a cozedura (dióxido de carbono) no seu interior. Como tal, justifica-se que o pão de milho fique menos fofo do que o de trigo, e como se agrega menos, desfaz-se mais facilmente quando esfarelamos o miolo com os dedos.

Esta pequena, grande aventura, foi uma maneira diferente do grupo “alimentarte” poder mostrar um pouco do seu projecto, e de chamar à atenção das pessoas, para factos já conhecidos teoricamente, mas que só são interiorizados se forem vistos e comprovados. E assim o fizemos…comprovámos!

Puxa! Também, depois de terem visto tantos tubos de ensaio com tomate e sumo de alface, difícil será esquecer! E mais difícil ainda será esquecer o nosso memorável “slogan” que tanto divertimento causou:

“Sabia(s) que a alface tem vitaminaC?”

Sem comentários: