segunda-feira, 19 de maio de 2008

Os diferentes tipos de gordura

Os alimentos fornecem-nos diferentes tipos de gordura, nomeadamente:


Gordura Monoinsaturada:

Constituída essencialmente por ácidos gordos monoinsaturados, sendo os que o nosso organismo melhor tolera. O seu consumo está associado à diminuição da fracção LDL do colesterol sanguíneo (“mau colesterol”).
O azeite é o maior fornecedor desta gordura devendo por isso ser sempre o eleito face a outras gorduras, tanto para cozinhar como para temperar.


Gordura Saturada:

Constituída essencialmente por ácidos gordos saturados, não devendo o seu consumo ultrapassar os 10% do valor energético total.
Os alimentos ricos nesta gordura são: manteiga, queijos gordos, produtos de charcutaria gordos (chouriço, alheiras, salsichas...), óleo de palma ou de coco, margarinas (sobretudo as duras)...


Gordura Polinsaturada:

Constituídos essencialmente por ácidos gordos polinsaturados, sendo fundamentais na nossa alimentação pois, desempenham papéis essenciais no nosso organismo não sendo estes ácidos sintetizados por este.
Entre os ácidos gordos polinsaturados, temos os omega 6 e os omega 3.
São boas fontes desta gordura: óleos vegetais, frutos oleoginosos, cereais integrais, gordura de peixe, hortícolas de cor verde escura ...


Gordura hidrogenada:


Esta gordura sofre o processo de hidrogenação, obtendo desta forma uma gordura consistente e macia. Pode aumentar o tempo de vida dos alimentos, para além de lhe atribuir um sabor muito apreciado pelos consumidores.
No entanto, a hidrogenação dos ácidos gordos polinsaturados induz a formação dos prejudiciais ácidos gordos trans.
Os alimentos que contêm esta gordura são, entre outros: pão de forma, bolachas, biscoitos, fast-food, batatas fritas de pacote, alguns gelados, snacks de chocolate… em suma, alimentos normalmente muito processados industrialmente.


Colesterol:


Provém de alimentos de origem animal, não se devendo ingerir mais de 300 mg, pois em excesso pode revelar-se muito prejudicial.
Quem consome em excesso este tipo de gordura, deve consumir elevadas quantidades de alimentos vegetais pois, ao terem um elevado teor em fibras, contribuem para a diminuição da absorção do colesterol proveniente de outros alimentos.


Fitosteróis:

É um tipo de gordura, estruturalmente semelhante ao colesterol, mas que ao contrário deste, tem origem vegetal.
Tem um importante papel na diminuição dos níveis de colesterol sanguíneo, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, para além de prevenirem o aparecimento de diversos tipos de cancro (cólon, mama, e próstata).
As melhores fontes desta gordura são: as hortícolas, os legumes, as leguminosas secas, os óleos vegetais pouco refinados, as sementes e frutos oleaginosos.

Sem comentários: