segunda-feira, 5 de maio de 2008

O abacate

O abacate, abacato ou pêra – de – advogado é originário do México, Colômbia e Venezuela. Actualmente o abacate é cultivado em regiões subtropicais, nas ilhas Canárias, na ilha da madeira e em algumas regiões do Brasil.
A parte comestível é a polpa verde – amarelada de consistência mole - que envolve a grande semente ou caroço.
O abacate pesa cerca de 200 a 400 g mas pode atingir os 2Kg. É constituído por um grande teor de água sendo o seu principal componente as gorduras, o que lhe confere um elevado teor calórico. A sua gordura é maioritariamente monoinsaturada.
Tem um baixo teor em hidratos de carbono, proteínas e sódio, sendo também muito rico em magnésio e potássio.
Relativamente às vitaminas, o abacate é rico em provitamina A e vitamina E.

Pela sua riqueza em lípidos insaturados e vitamina E (antioxidante), torna-se recomendável o seu consumo por indivíduos com problemas cardiovasculares. Contudo, por ser um alimento calórico, deve ser consumido moderadamente por indivíduos que tenham excesso de peso, e pelo seu elevado teor em potássio deve também ser de consumo limitado por pessoas que sofram de insuficiência renal.

Na compra do abacate deve escolher aquele que não tenha manchas negras ou sinais de grande maturação. A casca deve estar intacta e, ao colocar o polegar sobre o fruto, não deverá sentir que este cede á pressão.
Se não estiver totalmente maduro, conserve-o à temperatura ambiente durante 1 a 3 dias. Se já estiver suficientemente maduro deve ser conservado na parte menos fria do frigorífico.
Quando consumir apenas uma parte do abacate pode guardar o restante sem que se degrade. Para tal, basta espremer sumo de limão sobre o fruto e envolver em papel aderente.

Sem comentários: