segunda-feira, 5 de maio de 2008

Vitamina C

Tem-se discutido muito a utilização da vitamina C, não apenas para a prevenção de constipações e gripes, mas principalmente para prevenir a incidência de cancro, doenças cardiovasculares e outras patologias. A sua utilização estendeu-se também à intoxicação por vários agentes químicos e outros agressores, como substâncias orgânicas, fármacos, agentes físicos, etc.
A vitamina C é extremamente instável e perde as suas propriedades na presença de ar, calor, água ou luz, o que dificulta a sua utilização em formulações cosméticas.
É um poderoso antioxidante, impedindo a oxidação, isto é, a perda de electrões. As moléculas do ácido ascórbico sofrem oxidação antes das outras moléculas, impedindo e protegendo-as desta reacção, do mesmo modo, aumenta a resistência do organismo às infecções protegendo a pele contra a acção dos radicais livres (espécie química não carregada que possui um electrão desemparelhado e causa o envelhecimento da pele).
No reino vegetal as fontes importantes do ácido ascórbico são representadas por vegetais folhosos (bertalha, brócolos, salsa, couve, couve-de-bruxelas, couve-flor, mostarda, nabo, folhas de mandioca e inhame), legumes (pimentões amarelos e vermelhos) e frutas (cereja-do-pará, caju, goiaba, manga, laranja, acerola, kiwi, papaia, morango, limão, toranja, melão, tangerina, etc.).
A vitamina C pode tornar-se tóxica quando ingerida em excesso. A dosagem cuja toxicidade é conhecida é a ingestão de 04 gramas por kg de peso corporal.

Teor de Vitamina C em alguns alimentos:
(mg/100g de material)
Acerola 1150
Couve manteiga crua 108
Flores de brócolos cruas 82,7
Abacaxi 73,2
Manga – rosa madura 71,4
Limão verde 63,2
Espinafre 55,2
Acelga 42,5
Laranja e pêra fresca 40,9
Jiló 34,6
Limão maduro 30,2
Flores de brócolos cozidas 24,6
Abobrinha 24
Chuchu 22
Agrião 20
Maçã nacional 15
Maçã Argentina 7,0

Necessidades diárias:
Os especialistas recomendam as seguintes doses de vitamina C:
BÉBES: 0-6meses: 40mg; 7-12meses: 50mg; 1-3anos: 15mg.
CRIANÇAS: 4-8anos: 25mg; 9-13anos: 45mg.
ADOLESCENTES: raparigas: 65mg; rapazes: 75mg.
ADULTOS: homens: 90mg; mulheres: 75mg.
CASOS ESPECIAIS: as grávidas e as lactantes, bem como os fumadores, necessitam de quantidades maiores.

A carência desta vitamina reflecte-se em cabelo ressequido com pontas espigadas, inflamação das gengivas que sangram facilmente, pele áspera, tendência para a formação de hematomas, dificuldade em cicatrizar feridas, dor e inflamação nas articulações, anemia, cansaço, menor capacidade para combater infecções e até num possível aumento de peso devido ao facto de o metabolismo ficar mais lento.


Funções do Ácido Ascórbico:
Actua na formação de colágeno (fibra que compõe 80% da derme e garante a firmeza da pele);
Inibe a acção da tirosinase (enzima que catalisa a produção de melanina) ajudando a eliminar manchas;
Possui um papel fundamental na reciclagem de vitamina E (importante antioxidante varredor de radicais livres);
Importante para a manutenção da humidade e elasticidade da pele. A hidratação esgota-se mais rápidamente nos casos de cansaço, uso de fumo, álcool, açúcares simples (mesmo os naturais, como o mel) e carboidratos refinados;
Está envolvido na absorção de ferro. Mas se por um lado a sua ingestão tem um factor positivo (proporciona uma maior absorção de ferro pelas pessoas que apresentam uma deficiência desde mineral ou atletas que necessitam de dosagens 45 vezes maiores), por outro lado, pode fazer com que o excesso de ferritina aumente muito no sangue e consequentemente gerar uma maior produção de radicais livres, tornando a sua ingestão contra-indicada após as refeições, especialmente naquelas que contêm carne vermelha;
Participa na síntese da carnitina (enzima) e do colesterol;
Melhora a função imunológica.

Sem comentários: