terça-feira, 6 de maio de 2008

Benefícios do chá


De origem asiática e com mais de 5 mil anos de história, o chá foi trazido para a Europa pelos mercadores portugueses e holandeses.
Logo a seguir à água, o chá é a bebida mais consumida a nível mundial, e tem-se tornado progressivamente mais popular pelas suas propriedades benéficas para a saúde.
Tradicionalmente, esta bebida natural resulta da infusão de uma planta designada por Camellia Sinensis, da qual se obtêm 3 tipos de chá: o preto, o verde e o oolong. No entanto, para além das infusões de ervas mais vulgares, existem, actualmente, muitas outras variedades, entre elas, chás de ervas aromatizadas com frutas e especiarias, de flores e de sabores exóticos.
As infusões ajudam no combate às insónias e são detentoras de propriedades calmantes e antioxidantes. Para além disso, ajudam a prevenir algumas doenças e são uma boa fonte de hidratação, uma vez que ajudam a repor a água essencial ao funcionamento do organismo.
O hábito de tomar chá apresenta-se como uma alternativa mais saudável ao consumo de café, podendo em alguns casos, ser igualmente estimulante.
Passemos agora à especificação das propriedades de alguns tipos de chás:




  • Camomila – propriedades digestivas e sedativas; auxilia no combate a insónias, diarreia, enjoos, reumatismo e dores musculares.


  • Cidreira – ajuda a combater insónias; possui efeitos calmantes, digestivos, analgésicos e sudoríferos, sendo ainda indicado para atenuar a febre, dores de cabeça e constipações.


  • Lúcia-Lima – propriedades calmantes; é utilizado no combate a insónias, palpitações, enjoos e indigestões.


  • Preto – neutraliza alguns dos efeitos prejudiciais das refeições ricas em gorduras.


  • Tília – combate a artrite e o reumatismo; é também eficaz no tratamento de insónias, cólicas e perturbações nervosas.


  • Verde – ajuda a prevenir as cáries; é anti-inflamatório e anti-gripal e auxilia no combate ao colesterol.

(Texto elaborado com base num artigo publicado no jornal “Dica da Semana”)

Sem comentários: