segunda-feira, 5 de maio de 2008

Saladas - Uma solução saudável


A ideia tradicional de salada é um composto de alface e tomate para acompanhar a refeição. Contudo, as novas tendências alimentares, a necessidade de ter uma alimentação saudável e a falta de tempo para preparar pratos elaborados apontam, cada vez mais, para refeições à base de saladas, tão variadas quanto possível.
A uma salada convencional podemos acrescentar batata, massa, carne ou peixe desfiados. Esta pode, assim, passar a constituir a base de uma refeição, se for precedida de sopa.
Podemos ainda acrescentar outros alimentos como milho ou leguminosas, que tornam a salada ainda mais rica.
Quanto à escolha dos legumes, só precisamos de pôr a imaginação a funcionar e variar combinações de ingredientes, tendo em conta que quanto mais cores tiver a salada, maior será a variedade de nutrientes que contém.
Como afirma Alexandra Bento, presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas: “Para além de despertar os nossos sentidos, um salada diversificada no painel de cores significa que é uma salada rica em vitaminas e em minerais.”
Quanto ao tempero, devemos evitar o sal e apostar em recorrer a umas gotas de limão e a um fio de azeite, acrescentando algumas ervas aromáticas para melhorar o paladar.
Esta é uma forma saudável e alternativa de manter uma alimentação equilibrada, então porque não fazê-lo?!

(texto elaborado com base num artigo publicado no jornal “Dica da semana”)

Sem comentários: