quarta-feira, 30 de abril de 2008

Benefícios dos alimentos alaranjados e verdes

Alimentos alaranjados
A este grupo pertencem o mamão, a cenoura, a manga, o pêssego, a nêspera, a laranja, a tangerina, o damasco, o abacaxi, a ameixa, o diospiro, o caju, o lima-cravo, o maracujá, o melão, o milho, a abóbora, e o pimento amarelo, sendo alimentos ricos em betacaroteno (pró vitamina A), vitamina C, vitamina B3, ácido clorogénico (antioxidante) e potássio.
Ajudam, por isso, na manutenção dos tecidos e dos cabelos, numa melhor cicatrização. Mantêm a pele jovem e o sistema imunitário mais eficaz.
A vitamina B3 e o ácido clorogênico mantêm o sistema nervoso saudável e previnem o cancro da mamã.
O betacaroteno, é um antioxidante que ajuda a proteger o coração mas também beneficia a visão e actua no metabolismo das gorduras.
A vitamina C, presente nestes alimentos, participa na síntese do colagénio e tem também acção antioxidante contra os radicais livres (substâncias que danificam as células e causam doenças com o passar do tempo).



Alimentos verdes
Fazem parte deste grupo de alimentos o abacate, a alface, o repolho, a couve, a espinafre, o quiabo, a salsa, o agrião, o pimentão verde, a chicória, o kiwi, as ervilhas o pepino, a rúcula, o majericão, etc.
É a clorofila o pigmento responsável pela cor verde, sendo considerada um potente energético celular. Estes alimentos são ricos em potássio, cálcio, vitamina A, C, K e ácido fólico (vitamina do complexo B) e que por isso auxiliam na protecção do cabelo e da pele, mantendo-a jovem, na protecção do coração, na formação de ossos e dentes fortes e no melhoramento do sistema imunitário.
Inibem também os radicais livres e têm efeitos anticancerígenos.
O ácido fólico é também muito importante durante a gravidez para reduzir o risco de deficiências no feto.


Sem comentários: