sábado, 31 de maio de 2008

SE ÉS CURIOSO...

...o sal é uma combinação de cloro e sódio cuja função é, essencialmente, tornar a comida mais saborosa. O seu consumo excessivo tem efeitos nefastos para a saúde, isto porque, o sal estimula o crescimento das células que “engrossam” os vasos ou aumentam a espessura do coração (hipertrofia). Este fenómeno é uma das causas de enfarte do miocárdio, insuficiência cardíaca e morte por arritmia. A quantidade de sal consumida não deve exceder os 6g por dia, por isso, não exageres no sal!

...a lista das propriedades da alcachofra é extensa. A água da sua cozedura tem efeito diurético, estimula a vesícula biliar e a digestão. A ciarina, substância encontrada nesta planta, melhora também as funções do fígado. O seu estrato reduz ainda o excesso de gordura no sangue e combate anemias e raquitismo, pela boa dose de ferro e vitamina c que fornece.


...a gelatina é extraída da pele, das cartilagens e dos ossos dos bovinos. Por processos físico-químicos, o colagéneo (principal proteína estrutural dos tecidos e ossos) é convertido em gelatina.
Esta é uma das sobremesas menos calóricas e contém 9 dos 10 aminoácidos essenciais ao corpo, preservando articulações, cartilagens, ligamentos e ossos, além de reconstituir e fortalecer o cabelo, as unhas e outros tecidos do corpo.


Sem comentários: