sexta-feira, 16 de maio de 2008

Benefícios dos alimentos vermelhos e brancos

Alimentos vermelhos

Os alimentos vermelhos como o morango, tomate, melancia, caqui, goiaba, beterraba, cereja, framboesa, romã, pimentão e pitanga, contêm o licopeno que lhes dá a cor avermelhada. Este aparece normalmente associado à vitamina C, agindo como antioxidante, que entre outros benefícios auxilia na prevenção do cancro e na diminuição de doenças do tracto urinário e do stress.
Recentemente, através de estudos efectuados, é tido como um protector eficaz contra o aparecimento do cancro da próstata.
Estes alimentos possuem também, anticianina que estimula a circulação sanguínea.



Alimentos Brancos


A este grupo pertencem o leite, o queijo, a couve-flor, a batata, o arroz, o cogumelo, a banana, as algas marinhas, os alhos, as cebolas, o chuchu, o feijão branco, a maça, a mandioca, o nabo, a pêra e o rabanete.
A cor branca deve-se ao pigmento flavina. São alimentos ricos em minerais, nomeadamente em cálcio e potássio, em hidratos de carbono, em vitamina B6 e noutros nutrientes, que contribuem na formação e manutenção dos ossos e no melhoramento da saúde cardiovascular por ajudar na regulação dos batimentos cardíacos.
São fundamentais para o funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.
E para alem disso, ajudam a baixar os níveis de colesterol, favorecem a renovação celular e protegem o sistema imunitário, melhorando as defesas orgânicas.

Sem comentários: