sábado, 31 de maio de 2008

Os melhores alimentos para reduzir os danos do álcool

O alcoolismo é uma doença crónica na qual tem aumentado muito ao longo destes últimos anos, cerca de 10 por cento da população sofre desta doença.
O álcool prejudica todos os órgãos, em especial o fígado, sendo responsável pela destruição das substâncias tóxicas ingeridas ou produzidas pelo corpo durante a digestão. Dessa forma, havendo uma grande dosagem de álcool no sangue, o fígado sofre uma sobrecarga para a metabolização .O álcool no organismo causa inflamações, que podem ser: gastrite (no estômago), hepatite (no fígado), pancreatite (no pâncreas) e neurite (nos nervos). Um estudo recente sublinha que as pessoas que bebem mais de três copos por dia aumentam 45 por centro o risco de sofrer um ataque cerebral.

Mas….

Nós temos a solução para ti… é que existem alguns alimentos que ajudam a reparar os danos e a melhorar alguns sintomas que a bebida em excesso pode provocar.

Carne de porco – quanto mais álcool se consome, maior a quantidade de vitamina B1 se necessita. O défice prolongado desta vitamina, presente na carne de porco, é responsável pela falta de apetite.

Endívias – graças ao seu sabor amargo, as endívias abrem o apetite e facilitam a digestão. Também melhoram a absorção dos nutrientes no intestino, uma acção muito benéfica para quem abusa da bebida.

Pão integral - O álcool é um grande consumidor de vitamina E e vitaminas do grupo E ambos os nutrientes encontram-se no pão integral. Deve substituir-se o pão branco pelo integral.

Salsa – Ajuda a reduzir o consumo de álcool e a evitar as recaídas.

Tília – ajuda as pessoas que caem na bebida por questões de stresse ou devido a problemas emocionais.

Valeriana – ajuda a conciliar o sono.

Ginseng – reduz o tempo de “ressaca” e torna mais rápida a recuperação após uma ingestão de alcoólica excessiva.

Gingko- a folha de gingko é usada para aumentar as funções cognitivas. Como tal também reduz os efeitos da “ressaca”.

Sem comentários: